PODOLOGIA (CABEÇALHO)

R7

PALESTRAS

Unha encravada (Remoção)

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

LÂMINAS UNGUEAIS (UNHA)


LÂMINAS UNGUEAIS (UNHA)
TIPO DE LÂMINAS
As unhas são formadas de tecido duro, não elástico, porém flexível, são semi-transparente, nascem no interior da pele (matriz) e apresentam a função de revestir e proteger as extremidades dos dedos. É formada por queratina compactada e apresentada outros elementos na sua composição como: a água, o sódio, o cálcio e o enxofre, etc.
Tem como função recobrir e proteger as pontas dos artelhos, contribui com a sensibilidade tátil, manipulação fina (pegar coisas pequenas) e capacidade de arranhar.
Com o uso de calçados apertados, cortes incorretos, traumas, as unhas sofrem modificações que podem arrecadar em dor, inflamações, infecções:
·         Onicomicose: Onico=unha, micose=varia infecções causadas por fungos.
·         Onicocriptose: Onico=unha, cripto=que penetra. É o nome cientifico da “unha encravada”. Pode vir acompanhada de inflamação ou infecção. Causando muita dor, sensibilidade, sangramento, odor forte, pus, granuloma piogênico (conhecido como: “carne esponjosa”, é uma proliferação de vasos sanguíneos, que forma uma lesão tumoral. É uma defesa do organismo em função de uma infecção normalmente acompanhada por uma defesa do organismo em função de uma infecção, normalmente acompanhada por uma inflamação).
·         Onicofose: calosidade que se forma na prega ungueal (lateral da unha). Causa dor, inflamação, sensibilidade.
·         Onicólise: deslocamento da lâmina (unha) de leito, ocasionando por traumas, pressão, alguma doença, etc.
Tratamento podológico: O podólogo fará uma avaliação e depois ele agirá de acordo com cada problema.
·         Onicomicose: o profissional auxilia no tratamento, cortando a unha corretamente, lixando ou usando brocas, fresas para eliminar o maior número possível de fungos, da mesma. Pode utilizar ácidos, emolientes. Usa-se alta freqüência. Tudo age de maneira multidisciplinar: podólogo-paciênte-médico. Só assim ele obterá em resultado 100% favorável.
·         Onicocriptose: (unha encravada) com óleo, emolientes, pontas, bisturis, retira-se a espícula (parte da unha, por algum motivo, entrou na prega ungueal). É um processo rápido, às vezes um pouco dolorido. Porém pode-se utilizar antes da retirada alguns curativos. Depende de como se encontra o paciente (seu estado emocional ou estado da infecção). Podem ser necessários alguns curativos após a retirada da espícula. Se necessário, após todo este processo, para se corrigir a unha que isto não mais ocorra, utiliza-se orteses para corrigir, a mesma; fibras, fios ortodônticos, ortoníquias.
·         Onicofose: (calosidade na prega ungueal) retira-se a calosidade, depois utiliza-se de alguns procedimentos para que isto não aconteça mais: orteses, fibras, emolientes.
·         Onicólise: as unhas se descolam do leito por alguns motivos, cabe ao profissional analisar e tratar da melhor maneira possível. As unhas podem apresentar diversos problemas. Muitos deles hoje são corrigidos com cortes corretos, órteses, anteparos. Sempre vale a pena procurar um profissional para esclarecer duvidas e tratar algum problema ungueal.

ANATOMIA DA LÂMINA UNGUEAL (UNHA)
ANATOMIA DA LÂMINA 

Corpo da Unha é a própria unha, situada pelo leito ungueal. É constituída essencialmente por escamas córneas compactas, fortemente aderidas umas às outras, formando uma substância proteica chamada queratina. Sua consistência varia de pessoa para pessoa e depende de fatores tanto genéticos como externos. Uma lâmina de células queratinizadas compactadas e com espessuras variáveis de 0,5 a 0,75 mm. A unha pode, portanto, ficar hiper-hidratada e amolecida (quando em contato prolongado com a umidade), ou ressecada e quebradiça quando por um motivo qualquer sofrer desidratação (ou quando for coberta por uma película química impermeabilizante).





Nenhum comentário:

Postar um comentário