PODOLOGIA (CABEÇALHO)

R7

PALESTRAS

Unha encravada (Remoção)

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

FISSURAS


FISSURAS
 
                                                                                      Fissuras


Popularmente chamadas de rachaduras, são lesões em que não há perda do tecido mais um afastamento linear da pele, superficial ou profundo, sem deixar cicatriz, muito comum na região do calcâneo, em muitos casos causa dor e sangramento.
São ocasionadas pelo ressecamento da pele associada ou não a hiperqueratose. Pode haver a presença de fungos, neste caso além do tratamento podológico com desbastamento da hiperqueratose e o uso de cremes hidratantes e umectantes específicos, os pacientes devem ser encaminhados para um dermatologista.
Fissura, ragádio, cissura ou greta, podem ser definidos como pequena fenda ou racha na pele calosa das mãos ou dos pés causadas pela perda linear da epiderme e derme, no caso em áreas de pregas ou dobras da pele. São lesões elementares e fazem parte do grupo das “Perdas Teciduais”. São provenientes da eliminação ou destruição dos tecidos cutâneos causados basicamente pela perda da elasticidade da pele. Quando a epiderme é agredida por fatores externos (atritos com calçados) ou falta de hidratação, a mesma tem uma reação de engrossamento (acúmulo de queratose), que surge como defesa das camadas mais profundas, formando-se assim, calos ou hiperqueratose (com ou sem fissuras). As fissuras calcâneas podem variar em espessura; algumas lesam a pele apenas superficialmente e outras podem até atingir tecidos profundos com sangramento devido ao espessamento e endurecimento da camada externa da pele (hiperqueratose) onde o tecido perde a elasticidade e abre pela pressão ao se movimentar. Às vezes atinge os nervos, presentes na derme (segunda camada da pele) causando sangramento e a dor como se cortasse a pele com navalha. Os pés são partes do corpo que têm suas camadas de peles com maior resistência do que em outras partes, e são mais grossas devido ao peso do corpo que recai sobre os mesmos. Os pés sustentam o corpo de maneira que podem sofrer inúmeras patologias (doenças) que devem ser tratadas com especialistas (médicos e podólogos). O aparecimento de rachaduras ocorre por varias causas: 
·         Defeitos ortopédicos;
·         Idade (Responsável natural pelo surgimento e aumento do número de dobras na pele);
·         Hábitos Alimentares (Por exemplo, o ácido úrico quando não é eliminado pelo organismo, ataca as articulações das mãos e dos pés, provocando também lesões cutâneas que podem ser confundidas com micoses e pé de atleta. De acordo com sua taxa, o paciente deve evitar reduzir ou mesmo eliminar o consumo de carnes gordas, defumadas ou de animais em crescimento, sardinhas, crustáceos, vísceras de boi, miolo, miúdos de frango, vagens, lentilhas, grão-de-bico, espinafre e cerveja. Para ajudar a eliminar o ácido úrico: Queijo, leite e ovos.);
·         Hereditariedade; 
·         Ações climáticas;
·         Conseqüência de psoríase;
·         Diabetes;
·         Doenças Vasculares;
·         Micoses;
·         Agressões químicas (Intensificam o ressecamento da pele, agridem e contaminam os ferimentos);
·         Andar descalço e uso de calçados abertos nos calcanhares (sandálias);
·         Uso de meias e sapatos inadequados (meias de material sintéticos facilitam a proliferação de fungos, bactérias e sapatos apertados, folgados demais ou desprovidos de palmilhas podem ocasionar o surgimento de bolhas, esfolamento e calosidades);
·         Quantidade de água ingerida (É indicado um mínimo de 5% em litros, do peso corporal);
·         Uso de medicamentos (podem afetar diretamente a elasticidade da pele);
·         Obesidade;
·         Problemas hormonais;
Todos estes fatores podem ser apontados como determinantes para o surgimento, persistência ou agravamento do quadro clínico de pacientes portadores de fissuras nos pés. O problema de rachaduras no calcanhar não está ligado especificamente ao verão, embora, nessa época do ano, as pessoas usem mais sandálias e acabam engrossando essa pele que, na verdade, tem um mecanismo protetor e quanto mais ele for atritado, mais tende a espessar, tornando-se grosso e até com rachaduras. É importante observar se o problema não está associado a uma micose. Isso porque, no verão, freqüentemente, os pés são atingidos por fungos que são muito bem adaptados a esse local. E esse diagnóstico deverá der feito pelo médico. Vale alertar que quando existe micose no calcanhar, esse apresenta descamação, fica muito mais grosso e com rachaduras. Essa micose deverá ser tratada pelo médico tendendo a melhorar o aspecto do calcanhar, diminuindo o espessamento e tornando-o mais fino, com aparência mais suave.




Nenhum comentário:

Postar um comentário