PODOLOGIA (CABEÇALHO)

R7

PALESTRAS

Unha encravada (Remoção)

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

CALÇADOS ADEQUADOS

CALÇADOS ADEQUADOS






O calçado criado para proteger os pés, na maioria das vezes é um meio de agressão, portanto, a escolha do calçado é o primeiro passo para se ter pés saudáveis. A maioria das pessoas passam anos usando a numeração errada sem perceber. O ideal é que o sapato seja de meio a um ponto acima do tamanho justo do pé. Comprar sapatos no fim da tarde também ajuda na escolha certa, pois nesse horário os pés podem estar inchados, outra dica é sempre comprar o calçado pelo conforto e não pelo número, pois com o passar dos anos nossos pés aumentam de tamanho devido uma mudança na curvatura (arcos dos pés) deixando-os mais compridos e largos.Existem também calçados especiais com caixa alta e palmilhas anti-stress, ideais para homens usarem no dia-a-dia.As mulheres devem evitar os sapatos de bico-fino, salto alto e estreitos, uma tríade que causa muitas patologia nos pés.No caso das crianças, ao nascer, seus pés não possuem especialização, mas vão atingindo uma atitude postural a medida que recebem estímulos, ou seja, quando começam receber uma descarga de peso dos segmentos superiores devido a ação da força de gravidade, portanto, o uso de calçados confortáveis é fundamental para não interferir na forma que o pé adquire com a maturidade do segmento.Em especial os diabéticos precisam dar total atenção na compra dos calçados que devem possuir caixa alta, palmilhas anti-impacto com solado especial e não devem ter costuras, já existem no mercado sapatos especiais para diabéticos.
Sua escolha é muito importante, além de atrapalhar o desenvolvimento dos pés, engana-se quem pensa que apenas os calçados femininos, bico-fino e saltos altos são inadequados.
           Pais, devem-se preocupar com a escolha dos calçados não só para eles, a prevenção começa na escolha do calçado da criança. É muito importante que crianças andem descalço, os pés precisam estar em contato com o chão para que crie proteção no organismo (anticorpos), além da sensibilidade adequada, equilíbrio e a consciência dos movimentos dos pés.
            Ao comprar um calçado, a pessoa deve observar a temperatura dos pés no interior do calçado, conforto e liberdade dos dedos qual jamais devem ficar espremidos, a segurança do solado, absorção de choque e atrito com a pele, e a pressão do calçado com o pé.
         Há pais que compram sapatos maiores para que durem, é um erro, pois folga excessiva do calçado podem causar problemas posturais na criança, calçar números menores pode causar problemas com os dedos, em martelo, em guarra, joanete, além de calos e calosidades e dores. Jamais se deve esperar que os pés se acostumem.            

Nenhum comentário:

Postar um comentário