PODOLOGIA (CABEÇALHO)

R7

PALESTRAS

Unha encravada (Remoção)

sábado, 11 de agosto de 2012

ONICOMICOSE

ONICOMICOSE






A Micose de unha (Onicomicose), é uma das patologias mais comuns e causa grande incomodo, tanto para a estética quanto para a saúde dos pés. Os fungos podem ser emergentes, mas na maioria dos casos o agente etiológico é o fungo dermatófito que está presente em nossa pele, e no momento em que a imunidade cai ele se manifesta. Entre os lugares de maior incidência da proliferação dos fungos estão: salões de beleza, praias, piscinas, clubes e saunas. A infecção fúngica da lâmina ungueal requer cuidados específicos. Vale ressaltar que o tratamento deve ser feito inicialmente com o dermatologista através de um exame  micológico e de cultura de fungos, pois algumas onicopatias podem apresentar as mesmas características que as onicomicoses, podendo ser confundidas. Após o diagnóstico e a prescrição do medicamento adequado, que pode ser via oral ou tópica, vem o procedimento do podólogo que faz uma higienização, cortando as unhas adequadamente, retirando toda maceração (detritos córneos), em alguns casos retira-se toda a parte contaminada pelo fungo e coloca-se unha acrílica, melhorando assim a estética e acelerando o tratamento, que pode levar de oito a doze meses. É importante que o paciente colabore com uso correto do medicamento, no tempo indicado pelo médico, e também faça uma higienização dos calçados e meias. Nunca se deve retirar a cutícula dos pés, pois elas têm como função principal proteger o organismo contra bactérias e fungos causadores de doenças. Um tratamento estético com um podólogo, retirando apenas as células mortas com equipamentos especiais, vai garantir a beleza e saúde dos pés.
 Onicomicose é uma doença da unha causada por fungos. Esses fungos podem ser filamentosos chamados dermatófitos, fungos filamentosos não dermatófitos (FFND) e leveduras como espécies de cândida.
            Existem quatro tipos de Onicomicoses causadas por dermatófitos:
1.      Onicomicose Subungueal Distal / Lateral: a mais freqüente; mais comum em unhas dos pés descolamento da borda livre da unha; a unha descola de seu leito, geralmente iniciando pelos cantos e fica oca (onicólise). Pode haver acúmulo de material sob a unha; espessamento, as unhas aumentam de espessura, ficando endurecidas e grossas esta forma pode ser acompanhada de dor e levar ao aspecto de “unha em telha” ou “unha de gavião”. Características: unha opaca, esbranquiçada, espessa.
2.      Onicomicose Subungueal Proximal: esta forma é mais rara geralmente em aidéticos; inicia-se pela extremidade proximal, observa-se manchas brancas e amareladas ao nível da lúnula comprometendo toda a unha. Adquire depois características da forma Subungueal distal.
3.      Onicomicose Superficial Branca: mais comuns nas unhas dos pés; manchas brancas na superfície da unha (Leuconíquia); com a evolução as manchas ficam amareladas e podem destruir toda a unha
4.      Onicomicose Distrófica Total: pode ser a forma evolutiva de todas as formas anteriores; distribuição e deformidade; a unha fica frágil quebradiça e quebra nas porções anteriores ficando deformada ou restando alguns restos de queratina aderida ao leito ungueal.

"CUIDE BEM DE SEUS PÉS, SÃO ELES QUE TE LEVAM PELO CAMINHO 
PROCURE UM PODÓLOGO - CARLOS (11) 99649-6226"

Nenhum comentário:

Postar um comentário