PODOLOGIA (CABEÇALHO)

R7

PALESTRAS

Unha encravada (Remoção)

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

ANATOMIA DO PÉ



ANATOMIA DO PÉ




FUNCIONALIDADE DO PÉ

O pé possui funções importantes como suportar o peso e servir como alavanca para impulsionar o corpo. A construção do pé com vários ossos e articulações, permite a adaptação do pé aos tipos de superfícies, além de aumentar sua ação propulsora.

ESQUELETO DO PÉ

O esqueleto do pé é formado pelos ossos tarsais, metatarsais e falanges.  Quase todos os ossos se unem por articulações sinoviais, conferindo mobilidade necessária para se adaptar a forças longitudinais aplicadas sobre o pé e, se moldar aos diferentes tipos de superfícies durante a marcha.
São ossos pares e curtos, totalizando sete ossos em cada pé.
O tálus (do latim – talus = tornozelo, dado de jogar), articula-se, proximalmente, com a face inferior da tíbia e, as porções articulares dos maléolos (lateral e medial – faces articulares), constituindo a articulação talo crural (tornozelo). O tálus repousa sobre o calcâneo. É dividido em três principais porções: tróclea (face articular para o tornozelo), colo (região estreita) e a cabeça (porção que se articula com o navicular).
O calcâneo (do latim – calx = calcanhar), é o maior osso do tarso. Recebe toda a carga proveniente do corpo. Articula-se com os ossos: tálus, navicular e cubóide. Recebe a inserção do músculo tríceps sural (tendão do calcâneo, denominado antigamente como tendão de “Aquiles”).
Osso cubóide (do grego – kúbus = cubo, óides = forma de) articula-se com o calcâneo, navicular e com a base do 4º e 5º metatarsais. Osso navicular (do latim – navícula =  diminutivo de navio) articula-se com a cabeça do tálus, cubóide e os três cuneiformes. Ossos cuneiformes (do latim  – cuneus = cunha,  formis =  forma de), são nomeados no sentido transversal, sendo, cuneiforme medial, intermédio e lateral. Os cuneiformes se articulam com o osso navicular e com a base do 1º, 2º e 3º metatarsais.
Ossos metatarsais (do grego – meta = depois) são em número de cinco ossos, numerados de medial para lateral (desta forma, o  1º está no hálux). São ossos longos e podemos identificar três regiões: base, corpo e cabeça. As bases dos ossos metatarsais se articulam com os ossos tarsais. A base do 1º metatarso se articula com o cuneiforme medial, a base do 2º metatarso se articula com o cuneiforme intermédio, a base do 3º metatarso se articula com o cuneiforme lateral e, as bases do 4º e 5º metatarsais se articulam com o osso cubóide (nessa descrição não estamos levando em consideração a articulação entre as bases dos ossos metatarsais e, por motivos didáticos também não descrevemos detalhadamente as articulações entre base dos metatarsos (2º e 3º com os ossos cuneiformes). As cabeças dos ossos metatarsais se articulam com a base das falanges proximais, constituindo a articulação metatarsofalangiana. Comumente, na cabeça dos 1º metatarsos estão localizados dois ossos supranumerários, os ossos sesamóides lateral e medial. Em alguns casos a tuberosidade do 5º metatarsal pode desenvolver-se separado, imerso no tendão do músculo fibular longo, formando um osso sesamóide, denominado de osso de Vesalius. As falanges (do grego  – phalanx = tropa de soldados). A  phalanx era uma formação de infantaria grega em fileiras. Aristóteles utilizou o termo para os ossos dos dedos, devido sua disposição em fileiras. São em número de 14 falanges em cada pé formando o esqueleto dos dedos, divididas em proximais, médias e distais, com exceção no hálux (formado pelas falanges proximal e distal). As falanges possuem uma base (articulada com o osso metatarsal correspondente), um corpo e uma tróclea (articula-se com a base da próxima falange correspondente). As articulações entre as falanges são denominadas de articulações interfalangianas (proximal e distal, exceto no hálux). Anatomia óssea do pé.
Clinicamente o pé é dividido em três porções: retropé, mediopé e antepé. O retropé: formado pelos ossos tálus e calcâneo. A articulação entre o tálus e calcâneo é denominada de articulação subtalar (articulação de Choupart).O mediopé: formado pelos ossos navicular, cubóide e cuneiformes medial, intermédio e lateral. A principal articulação é entre os ossos navicular (do mediopé) com o tálus e calcâneo (retropé), denominada de articulação talus calcâneo navicular (local onde tem grande mobilidade para os movimentos de inversão e eversão do pé).
O antepé: constituído pelos metatarsos e falanges. A articulação entre o mediopé e antepé, articulação tarso metatarsal, também é conhecida como articulação de Lisfranc.Anatomia óssea do pé.

ARCOS DO PÉ

Os ossos do pé formam arcos de sustentação e distribuição do peso corpóreo, são divididos em três arcos: longitudinal medial, longitudinal lateral e transversal. O arco longitudinal medial: formado pelos ossos calcâneo, tálus, navicular, 1º e 2º metatarsos.O arco longitudinal lateral: formado pelos ossos calcâneo, cubóide, 3º, 4º e 5º metatarsos.O arco transversal: constituído pelos ossos cuneiformes (medial, intermédio e lateral), cubóide e base dos cinco ossos metatarsais.


ANATOMIA DO PÉ 2

            A estrutura do esqueleto complexa, responsável por funções variadas como apoio, equilíbrio, impulso, absorção de impacto e postura. Possui ação coordenada de 26 ossos, dezenas de articulações, ligamentos, músculos e tendões, além da rede neuro vascular responsável pela nutrição e integração central destas estruturas cutânea e subcutâneas que têm funções e diferenciações específicas do pé (planta, calcâneo e lâminas ungueais).
           
Diante desta variedade de estruturas e funções é normal que a marcha submeta os pés a uma série de problemas em virtude da sobrecarga de movimentos extremos e de alto impacto.
           
            Os 26 ossos do pé são classificados segundo sua localização:

1 - Posteriores – Tálus e calcâneo;
2 - Medianos – cuboide, navicular e 3 cuneiformes;
3 - Anteriores – 5 metatársicos e 14 falanges.
           
            Além desses ossos principais, o pé pode apresentar um número variável de ossículos acessórios e sesamoides.
            Os ossos são mantidos unidos por cápsulas e ligamentos que estabilizam as estruturas e com a ajuda dos músculos a manutenção do formato em arco (longitudinal e transverso) são vitais para a dissipação da pressão do impacto.
            Apresenta 3 grupos musculares, que vindo da perna se inserem no pé ( músculos extrínsecos), controlando sua ação.

1 - Posterior – tibial posterior, flexor longo hálux e flexor longo artelhos;
2 - Lateral – Fibular longo e curto;
3 - Anterior – Tibial anterior, extensor longo hálux e extensor longo artelhos.

            Apresenta ainda os músculos intrínsecos que se originam e se inserem no próprio pé, como o músculo extensor curto do hálux e mais 15 pequenos músculos.
            Diante disso fica clara a importância da correção e prevenção das lesões do pé, sendo muito importante o diagnóstico da alteração ou lesão anatômica/funcional que geram o processo. A correção destas patologias evita, inclusive, a extensão do desequilíbrio às estruturas superiores do esqueleto (coluna).
            A articulação do tornozelo está entre o tálus, tíbia e fíbula. A estabilidade medial é dada pelos músculos tibiais anterior e posterior, pelo músculo flexor longo dos artelhos pelo músculo flexor longo do hálux. A estabilidade lateral é garantida pelos músculos fibulares, ligamento talo-fibular e calcâneo-fibular.
            A manutenção da postura ereta é obtida através da tensão passiva dos músculos posteriores do corpo, principalmente pelo músculo solear.

Ossos do Pé












3 comentários: