PODOLOGIA (CABEÇALHO)

R7

PALESTRAS

Unha encravada (Remoção)

sábado, 11 de agosto de 2012

ESPORTISTAS SOFREM MAIS COM PROBLEMAS NOS PÉS



ESPORTISTAS SOFREM MAIS COM

 PROBLEMAS NOS PÉS

                             
                                                                                                                                                     



                       

Os atletas submetem os pés a um esforço físico maior, correndo o risco de adquirir lesões, é muito comum os bailarinos, ciclistas, jogadores de futebol, etc.
A cada 1000 metros percorridos os pés impactam contra o piso de 500 a 1250 vezes, cada vez que o pé toca o solo em média de 50 a 70 vezes por minuto há um impacto decorrente de 2 a 4 vezes seu peso corpóreo, num salto por exemplo o impacto nos pés tendem a suportar até 6 vezes esse peso, portanto fatores como esse, incluindo a má escolha de calçados poderão ocasionar lesões, principalmente nos atletas, entre elas: bolhas, calos e calosidades, joanetes (halux valgo), unhas encrevadas (onicocriptose), desvio das articulações, tendinite, entorses, luxações ou até fraturas.
Para tratar esses sintomas a Podologia Esportiva é uma prática que a clínica de podologia vem se especializando, Vivi Lapaz especializada em Podologia Esportiva, comenta “o acompanhamento e o diagnóstico precoce ajuda evitar futuras complicações na biomecânica dos pés, aqui buscamos o bem estar dos atletas.”
Entre as patologias mais suscetíveis, devido ao ritmo de treinamento e competições, podemos destacar:
·         Bolhas: devido ao constante atrito e pressão que os pés sofrem.
·         Micose nas unhas (onicomicose): a unha sofre um descolamento, devido a traumas. Isso acaba sendo uma porta de entrada para fungos.
·         Pé de atleta (frieira): a umidade que fica alojada entre os dedos dos pés. Por causa do uso constante de tênis ou chuteiras, ajuda a proliferação de fungos.
·         Unha encravada (onicocriptose): devido ao corte incorreto somado a traumas ocasionados por impactos, as unhas dos pés crescem no formato errado e entram na pele. Este quadro pode ocasionar uma infecção e até a perda desta unha.
·         Calos e calosidades: devido à pressão intermitente do calçado e o peso do corpo, a pele responde ficando mais grossa, “engrossamento” da pele ajuda no começo, porém no decorrer do tempo ela se acumula tornado-se uma irritação e causando dor.
·         Verruga plantar das pregas ungueais (olho de peixe): são consideradas contagiosas, localizadas nas áreas de maior pressão, apresentando-se com cor amarelada, pouco saliente, tendo a primeira vista aspecto de calosidade, causam dor, prejudicando o apoio do pé.
 “Um atleta campeão é um atleta bem cuidado! Cuide bem dos seus pés”. “LAPAZ”

Incidências e Fraturas na Atividade Física


            Todos os ossos do pé estão vulneráveis, pelo constante trauma direto entre o pé e o chão, mas as fraturas de calcâneo e tálus são mais raras, sendo mais observadas as fraturas das falanges dos artelhos.

Fraturas por Stress na Atividade Física

            Ocorrem mais no 2º e no 5º metatarsianos. Ocorrem quando o osso é submetido a freqüentes micro traumas. Não há uma história de trauma específico, mas sim dores inesperadas já há um certo tempo.
            As chamadas "síndromes"do pé são percebidas quando surgem manifestações de:
·      Mialgia
·      Tendinite
·      Neurite
·      Distensão
·      Bursite de calcâneo
·      Fascite plantar
·      Metatarsalgia
·      Calcâneo doloroso
·      Dor no ante pé
·      Sesamoidite
·      Calosidade

            Todas as ocorrências citadas acima requerem tratamento imediato com o diagnóstico médico, mas para evitar lesões o melhor caminho é a prevenção, com o trabalho diário de aquecimento, alongamento, fortalecimento muscular e consciência corporal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário