PODOLOGIA (CABEÇALHO)

R7

PALESTRAS

Unha encravada (Remoção)

domingo, 19 de agosto de 2012

CALOS E CALOSIDADES


CALOS E CALOSIDADES


São lesões provocadas por uma pressão ou atrito sobre um ponto da pele que leva ao espessamento da camada da pele, que se acumula na intenção de proteger a região secionada.       
Existem vários tipos que variam de tamanho, localização, consistência e forma.
As calosidades ou hiperqueratoses diferem dos calos por serem mais extensas.
São conseqüências das constantes agressões de determinados calçados ou má disposição óssea . O calo é uma resposta do sistema imunológico lançando um espessamento da pele na região de atrito, para que não haja comprometimento ósseo ou lesões mais graves. À medida que essas agressões se tornam freqüentes, surgem pequenos núcleos que penetram pele adentro atingindo a camada nervosa provocando dores lancinantes. Ao contrário de que se fala, o calo não possui raiz, pois seu espessamento se dá de fora para dentro. 

TIPOS DE CALOS

CALO DURO

Muito freqüente no dorso dos dedos devido a deformações como dedo em martelo ou em garra, uso de calçado apertado, de salto alto e bico fino. Em alguns casos também surgem em áreas de maior atrito como na polpa digital.

CALO INTERDIGITAL

Calo interdigital: forma-se nos espaços interdigitais, ocasionado pelo aumento da epífise da falange (osso) do dedo que gera um atrito. Devido o excesso de transpiração a pele se macera e pode formar um calo mole.
Situa-se entre os dedos e são geralmente provocados pelo atrito das articulações de um dedo contra o outro, dando origem assim aos calos gêmeos ou espelhados, pois, se dispõe um de frente ao outro.

CALOS PLANTAR

Como o próprio nome diz, se localizam na planta do pé em osso com má disposição ortopédica. Projetados contra o solo duro, ou de sapatos antianatômicos como o de salto alto e bico fino, sobrecarregando assim a região do antepé, onde os calos são mais freqüentes dando origem as metatarsalgias. Na região do calcanhar os calos são menos freqüentes exceto se oriundos de esporão de calcâneo ou outras patologias. A região medial do arco raramente é acometida por calos ou calosidades, salvo pé chato, cujo arco se apóia totalmente no solo. As principais causas que desencadeiam essas deformidades são: salto alto, bico fino, vícios de postura, deformações ósseas, obesidades e outras como o próprio nome diz, se localizam na planta do pé em osso com má disposição ortopédica.

 CALO NEURO-VASCULAR

Forma em geral na planta do pé, possui pequenos vasos sanguíneos e ramos nervosos entremeados na massa de queratina e fazem com que esse tipo de calo seja muito dolorido.

CALO DORSAL

É produzindo pela pele que fica sobre as articulações, para protegê-la contra o atrito com os ossos causado pela pressão de calçados de forma e tamanhos inadequados. Ao contrario dos demais calos este não se forma pelo espessamento da camada córnea, mas sim da camada basal (a mais profunda camada da epiderme).  Caracteriza-se por um pequeno coxim (almofada) de tecido fibroso e adiposo, que se desenvolve sobre as articulações interfalangianas, protegendo as epífises ósseas contra os calçados. Por isso seu aspecto clinico se torna irreversível mesmo após o tratamento. 

CALO MILIAR

Formam-se na região plantar devido ao espessamento da camada córnea, aparecem múltiplos calos pequenos com núcleo.

CALO PERIUNGUEAL

Localiza-se nas bordas ungueais (ou seja, nos os cantinhos das unhas).









10 comentários:

  1. oi Carlos gostei muito vou recomendar as minhas amigas do curso tambem sucesso

    ResponderExcluir
  2. Estou estudando podologia e seu artigo me ajudou bastante, vou mandar o link para algumas das clientes que tenho como pedicure para que elas tirem algumas duvidas. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. gostei ´pos tenha um irmao que tem calo

    ResponderExcluir
  4. Foi muito interessante essa mátéria!

    ResponderExcluir
  5. Foi muito interessante essa mátéria!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite como se destingue um calo neuro vascular de uma verruga plantar?

    ResponderExcluir
  7. bom dia, existe a cura definitiva para calo miliar ?

    ResponderExcluir
  8. Oi boa noite tem cura para calo interdigital ?

    ResponderExcluir
  9. Vc diz que o calo dorsal continua com o msm aspecto apos o tratamento. E se for retirado com cirurgia?

    ResponderExcluir
  10. Muito importante essas informações, acabo de descobrir que tipo de calo eu tenho, encontrei as imagens e informações precisas que procurava ,..obrigado ‼️‼️

    ResponderExcluir