PODOLOGIA (CABEÇALHO)

R7

PALESTRAS

Unha encravada (Remoção)

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

ÓRTESES PODAIS


ASPECTOS CORRETIVOS (ÓRTESES PODAIS)

As órteses são dispositivos construídos para auxiliar na recuperação, na reestruturação e na modificação postural de um órgão ou estrutura do corpo.
O principal objetivo é corrigir ou adequar uma estrutura do corpo, direcionando o mais próximo possível do padrão ortostático. Os tipos de órteses podais estudadas durante o trabalho no ambulatório foram as onicoórteses, as palmilhas de compensação e os protetores interdigitais.

ONICOÓRTOSES

Existem várias técnicas de onicoórtoses e todas elas tratam de curvatura da lâmina ungueal seguindo o mesmo princípio, que são os princípios físicos das forças aplicadas sobre as unhas.
É uma técnica que corrige o formato da lâmina, atuando como uma alavanca que força a lâmina em sentido contrário mudando sua curvatura, fazendo assim a correção desde a raiz evitando o encravamento das unhas.
Objetivo;
  • Realizar o desaparecimento de lesões dolorosas;
  • Modificar a curvatura da unha;
  • Diminuir a pressão da unha;
  • Fazer a correção da lamina ungueal.
Tempo de tratamento;
Essa técnica leva em média 6 meses para corrigir efetivamente uma unha, mas também devemos levar em conta que esse tratamento depende muito do grau de participação do paciente no processo. No caso de unhas encravadas a dor é eliminada na primeira semana da órtese.
Tipos de onicoórteses;
Fibra de memória reta é uma fibra de vidro com resina epóxi, que traciona a lâmina ungueal devolvendo-a ao seu formato ideal.
Antes de começar ao tratamento, realiza-se o procedimento padrão do pé. No principio do tratamento troca-se a fibra de 15 a 20 dias depois uma vez por mês.
FIBRA DE MEMÓRIA MOLECULAR

                                                                     Fibra de Memória Molecular.
Fibra de Memória Molecular, é uma fibra de vidro com resina epóxi, que traciona a lâmina ungueal devolvendo-a ao seu formato ideal. Antes de começar ao tratamento, realiza-se o procedimento padrão do pé. No inicio do tratamento, troca-se a fibra de 15 a 20 dias, depois 1 vez por mês.

ÓRTESE METÁLICA

 Brackt.      
                           
Este tipo de órtese é feito com um material ortodôntico e estruturado com material adesivo à lâmina ungueal. A função dela é concentrar uma carga de força sobre o centro da lâmina, aliviando a carga idêntica nas duas laterais. Ela é fixada na lâmina por meio de ganchos nas bordas, brackts e estruturas de apoio, aderidas com resina de metacrilato ou resina ortodôntica. Existe também a órtese metálica com elástico que não precisa de gancho.

ÓRTESE DE TRAÇÃO DINÂMICA (BÓTON)

 Boton

Neste caso aplica-se um mecanismo de tração de forma espiralada junto ao bóton e este ao invés dos outros, não necessita ser trocado, é o mesmo desde o início até o fim do tratamento.



7 comentários:

  1. Muito legal seu blog. Parabéns pelo seu trabalho !
    Ass: DANDARA.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite. Poderia me informar como posso tirar a fibra de memoria molecular em casa? No momento não tenho condições de voltar a podologa e as minhas unhas estão doendo muito.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero saber como tirara órtese da minha unha

      Excluir
    2. Gostei muito, porém se ocorrer de causar muita pressão ao calçar um sapato e o meio da lâmina ficar solita ou ficar vermelha e rachar peão deve ser o procedimento?
      Aconteceu com um cliente e não sei o que recomendar

      Excluir
  4. Boa tarde, coloque algodão com acetona em cima que ela soltara

    ResponderExcluir