PODOLOGIA (CABEÇALHO)

R7

PALESTRAS

Unha encravada (Remoção)

terça-feira, 11 de setembro de 2012

SÍNDROMES DOLOROSOS NO CALCANHAR


             Síndromes Dolorosos do Calcanhar
                                                                      Fasceite Plantar

            A dor ressentida sob o calcanhar é causada mais freqüentemente por uma fasceite plantar, dando-se com ou sem esporão calcâneo. É comum em ocupações que comportam ficar em pé excessivamente ao andar em demasia, especialmente quando o paciente não esta acostumado a tais atividades. É mais comum num pé prono com um arco longitudinal aplanado e freqüentemente aparece depois de um período de repouso no leito. Os homens são mais sucessíveis.
            Uma proeminência óssea ou esporão pode se desenvolver na fixação da fáscia plantar ao calcâneo. Esta proeminência óssea pode se estender transversalmente por toda a face plantar do osso e é considerada uma ossificação e calcificação resultante de tração da aponeurose plantar sobre o periósteo; em geral é indolor.
            A queixa é dor e sensibilidade sob a porção anterior do calcanhar freqüentemente irradiando para a planta. O exame revela um ponto doloroso profundo na área medial anterior do calcâneo, o ponto de fixação da aponeurose plantar. As radiografias não mostram nada, ou  um esporão típico formando-se anterior ao calcâneo. Um esporão provavelmente uma coincidência, pois são encontrados freqüentemente em pés assintomáticos e não encontrados em pacientes sintomáticos. A dor pode ser atribuída a uma bursite infra calcânea sob a fixação aponeurótica, a uma periostite traumática ou ruptura de algumas fibras fixas ao osso.
            O tratamento visa aliviar a pressão da sustentação do peso. Erguer o calcanhar 0,63 cm remove a tensão que o tendão de Aquiles exerce sobre o calcâneo e alivia a tensão sobre a aponeurose pela flexão plantar do ante-pé. Um coxim de borracha esponjosa com o seu meio removido pode ser
colocado sob o calcanhar ou um furo pode ser feito na sola do sapato no lugar do calcanhar e recoberto com borracha esponjosa.
            Infiltrações com cortisona e novacaina na região dolorosa surtem efeito. Podem ser injetadas diretamente pelo calcanhar ou penetrado no calcanhar medial ou lateralmente . A injeção é feita no local de maior sensibilidade e é raro que mais de três injeções semanais sejam necessárias para trazer alívio. Qualquer das medidas acima podem ser usadas sozinhas à remoção cirúrgica do esporão e a desinserção da aponeurose plantar de sua fixação posterior. Muitos alegam e muitos negam que haja índice de recorrência após a cirurgia.

                                                Locais de dor na região do calcanhar.

                                          Alterações do calçado no tratamento do esporão calcâneo.

                                                  Técnica de infiltração na fasceite plantar.

Coxim Calcâneo Dolorosa
            Em vez de uma dor localizada como na fasceite plantar, a dor pode ser difusa por sobre todo o coxim calcâneo. Este coxim é composto por gordura e tecido fibro-elástico encapsulado em espaços formados por septos fibrosos. O tecido jovem tem uma elasticidade que age como ´´amortecedora de choques``  mas esta diminui com a idade e o peso do corpo deve ser sustentado por um calcâneo não almofadado. Isto dói e, se a condição não for tratada, resulta em formação de tecido cicatricial e calcificação do calcâneo. Tensão aguda sobre o coxim pode romper ou lesar os espaços e causar uma perda temporária da compressibilidade.
            O coxim calcâneo dolorido é auto-limitante e responde aliviando-se a pressão seja pela inserção de um calço de borracha esponjosa como descrito no tratamento do esporão seja erguendo o calcanhar e transferindo o peso anteriormente. Infiltrações de 5 a 10 cc de Novocaina sob o coxim podem aliviar os sintomas.

Bursite Calcânea Posteriores
            Dor e sensibilidade da face posterior do calcanhar e sob a pele, prevalecendo em mulheres, deve-se a uma bursite postcalcânea; uma inflamação da bolsa localizada entre o tendão de Aquiles e a pele (figura 20). Este quadro em geral provocado pela fricção de calçados inadequados aparece em mulheres que usam salto altos. A bolsa em geral está visivelmente inflamada e muitas vezes distendida por líquidos. Uma irritação crônica espessará as paredes da bolsa e a pele suprajacente.
            O exame mostra uma área inflamada e espessada na parte posterior do calcanhar, onde fica roçando a borda superior do calçado; edema e sensibilidade são facilmente percebidos. O tratamento inicia com calçados apropriados, com saltos moderadamente baixos. Um acolchoamento colocado sobre a pele espessada previne um atrito maior. A parte posterior dos calçados pode ser recortada ou o calcanhar elevado dentro do calçado. A excisão cirúrgica da bolsa é sempre contra-indicada. Drenar a bolsa edemaciada pode ser feito por aspiração com uma agulha, seguida por infiltração de hidrocortisona no saco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário