PODOLOGIA (CABEÇALHO)

R7

PALESTRAS

Unha encravada (Remoção)

quarta-feira, 21 de maio de 2014

ALTERAÇÕES DAS LÂMINAS UNGUEAL



Alterações das lâminas ungueal
- Hematoma subungueal, causado por trauma local, sendo mais freqüente no 1° e 5° pododáctilos. A dor pode ser aliviada perfurando-se para drenar o hematoma.
Obs: para este procedimento de perfuração procure um podologo.
- Hiperqueratose subungueal, espessamento da unha. Ocorre nas onicomicoses, unha em telha (unha elevada, em geral encontrada no hálux, por alteração da falange subjacente), dermatoses congênitas.
- Leuconiquia, presença de pontos ou estrias brancas. Pode ocorrer nas onicomicoses, uso excessivo de esmaltes por longos períodos, traumas locais, pelagra.


- Melanoníquia, coloração acastanhada de origem adquirida da unha.
Ocorre nas onicomicoses, traumas, deficiência de vitamina B12, racial, lesões névicas da matriz ungueal.
- Onicoptose é o desprendimento total, queda/perda inteira da lamina (unha).
- Onicosclerose é o espessamento e endurecimento da lamina ungueal (unha).
- Oniquia/Oniquite é a inflamação da matriz ungueal.
- Oniquioelcose é uma ulceração que se manifesta na matriz ungueal.
- Onicólise, descolamento da unha em relação ao leito ungueal em sua parte distal.
- Ocorre nas onicomicoses, traumáticas (uso de sapatos apertados, traumas locais, manipulação excessiva por manicures), psoríase ungueal, drogas (tetraciclina), doenças sistêmicas (vasculopatias periféricas, tireoidopatias).
- Onicorrexe e Onicosquizia, unha quebradiça (onicorrexe) e descolamento em camadas na borda livre da unha (onicosquizia). Ocorre por deficiências nutricionais (ex.: ferro), desidratação da unha, agressão local da unha por produtos cáusticos, imersão freqüente em água. Tratamento com biotina.
- Paroníquia, inflamação crônica do tecido periungueal, caracterizada por edema, eritema, dor e saída de secreção purulenta à expressão. Ocorrem freqüentemente nas unhas das mãos de donas de casa devido à exposição contínua a água e produtos de limpeza. A contaminação fúngica por pode acontecer, mas é sempre secundária. O tratamento consiste: cuidados locais como uso de luvas protetoras, evite retirar a cutícula e proteção contra a umidade; usar topicamente creme com antibióticos e corticóide associado + antissépticos (timol a 2% em clorofórmio ou álcool 70°).
- Platoniquia é quando a lamina apresenta um formato plano, com a ausência da convexidade normal)
- Polioniquia são múltiplas lamina ungueal (unha) no mesmo artelho (dedo).
- Pterigio é a adesão da parte distal do leito ungueal a face ventral da lâmina ungueal. O tecido mole é ligado firmemente e diretamente abaixo da lâmina ungueal. Há uma forma congênita e outra adquirida.
- Sulcos de Beau, sulcos transversais resultantes de enfermidade pregressa grave. Tais sulcos não necessitam de tratamento, pois uma vez cessando a doença de base, a unha volta a crescer e a posição do sulco vai se tornando cada vez mais distal ao leito ungueal.
- Traqueoniquia apresenta-se como uma superfície rugosa, áspera, acinzentada em todo o corpo da unha e, até mesmo, as 20 unhas. Tem-se a sensação de que as unhas foram polidas com areia.
- Unhas de Terry apresenta cor esbranquiçada na parte proximal e coloração normal na parte distal, unha pálida, amarelada, arredondamento e aumento da unha.
- Unhas hipocráticas/em vidro de relógio apresenta convexidade exagerada bilateral.
obs. Pesquisa Decreina